Barcelona

Barcelona é simplesmente linda, e a receptividade e simpatia dos espanhóis são incríveis – a Espanha foi a parte da trip mais parecida com o Brasil. Os dias são ensolarados, céu azul, calor delicioso! É muito mais fácil de entender a língua (se bem que em vários lugares eles falam o catalão, que é um espanhol difícil de entender…). A cidade mistura ruas largas e modernas com bairros históricos, muito legal! Sem falar nas obras de Gaudi, espalhadas por toda Barça. Os principais pontos são cheios (muito cheios) de turistas, se quiser fugir da muvuca, é bom chegar cedo.

ruas de Barcelona

HOSPEDAGEM

Fiquei no Barcelona City Centre, próximo ao centro e a Las Ramblas. O Hostel é simples mas ajeitado, dormimos só nos três no quarto, com banheiro privativo. O ruim é que não tem portaria 24h e só dão uma chave, então tem que voltar todo mundo junto, senão alguém fica pra fora…

Outra opção bacana é o Hostal Albi, que fica em um prédio super antigo (de mil oitocentos e bolinha…), bem no meio do Bairro Gótico. A localização é ótima (perto de tudo, bares, baladinhas, mas silencioso ao mesmo tempo!), mas os quartos tem um pouco de cheiro de coisa antiga. Apesar disso, tem uma estrutura boa. Tem gente na recepção 24h por dia, dá pra voltar a qualquer hora. O dono do hostal, Andro (chileno), é bem atencioso (os outros atendentes não muito…). Custa 46 euros para um casal, quarto com banheiro, café da manhã (bem simples) incluso. Tem tb opções de dormitórios para mais pessoas.

 

TRANSPORTE

O nome do ônibus que você pega do aeroporto para o centro (Plaza Catalunya, no início da Las Ramblas) é Aerobus. Custa 5 euros e leva 30 minutos – o ônibus passa de 20 em 20 minutos. Da Plaza Catalunya dá +- 20 minutos andando até o Bairro Gótico.

Em Barça compensa comprar o ticket do metrô para 10 viagens. Você pode usar o mesmo ticket para várias pessoas no mesmo trecho, e vale também do aeroporto para o centro. Rola comprar no aero ou em estações do metrô. Mas dá pra andar bastante a pé, os principais pontos são próximos uns dos outros.

O trânsito por lá é muito doido. As esquinas são sempre “cortadas” (sem quina), então pra atravessar a rua vc tem que andar bem mais. Se o sinal de pedestres estiver verde, pode ir que os carros param. Mas se não tiver ninguém atravessando, os carros passam, mesmo com o sinal vermelho para eles…

Em Barça também têm sistema de bikes estilo Paris, mas é só pra catalães. O que dá pra fazer é locar uma para o dia, como em Amsterdam.

Caminhadas pela beira mar de Barça

 

COMES E BEBES

- Tapas: não dá pra ir pra Espanha e não provar as tapas, comida servida em pequenas porções. É uma delícia! Em Barça comemos no TapaTapa, muito bom! Adorei o salpicão de marisco, a paella valenciana, papas bravas, brusquetas… tudo regado a caña (chopp)! O único ruim é que em geral as porções são pequenas (vai pelo menos umas 5 por pessoa) e caras (média de 4 euros por tapa…). É melhor encarar sem estar morrendo de fome, pra não passar vontade nem torrar os tubos! Tipo quando você vai comer caranguejo ou fondue de carne, é melhor sem pressa e com o estômago semi cheio…

Tapas, pequenas porções deliciosas

- Sangria: outra pedida ótima é a sangria, mas veja se é a verdadeira (de vinho com frutas). Em vários lugares servem uma horrorosa, de groselha e refri… eca…

- Pasta Bar: Ótima opção pra comer bem e barato, no Bairro Gótico (rua Escudellers). É um bar-restaurante que serve massas a preços bem legais. A partir de 3,5 euros tem a ‘pasta do dia’. Os outros custam 5 euros (massa e molho) + 1 euro por ingrediente escolhido. Dá pra comer um prato super bem servido por 7 euros. E no almoço tem o Menu del Día, por 9 conto, incluindo refri, salada e sobremesa. O legal é que de noite fica aberto até de madruga, é um bar meio baldinha, ótimo pra bater um rango antes de ir pra balada. Os donos são italianos, gente buonísima, o ambiente, o som e a comida são dez!

O Pasta Bar, opção bem gostosa e barata pra comer em Barça

- Pizza/kebab: tem uma lanchonete pequena, simples, próxima ao estádio do Barça, que tem uma pizza bem gostosa e barata (além do tradicional Kebab). Serve duas pessoas e custa 7 euros só (sabor especial). Não lembro o nome do lugar, mas é especializado em Kebab e fica próxima a Av. Sants (ao lado direito, indo rumo ao estádio), perto da estação Badal do metrô.

- Mercadinhos: Tem várias opções de mercadinhos no Bairro Gótico (quase todos de hindus), com coisas baratinhas. A cerveja San Miguel (latão de 500ml) sai por 70 cents! O único ruim é que eles não vendem bebida alcoólica depois das 23h (só pra te obrigar a pagar caro nos botecos…).

- Mercado La Boquería: Tem algumas boas opções de almoço no mercado. Gostei  do box Clemen´s (no fundo), que vende pratos bem servidos a 8,5 euros, com frango (‘pollo’), lula (‘calamares’) ou lingüiça (‘butifarra’) + salada + batata + ovo frito.

Almoço nos box do Mercado Municipal, La Boquería

- Bar Rodrigo: uma opção de restaurante bem simples e barato no bairro Gótico é o Bar Rodrigo, bem estilo boteco. Serve o Menu del dia (entrada, prato principal, pão, bebida e sobremesa) a 8,5 euros, e uma comida bem gostosa. Se estiver com bastante fome, uma idéia é pedir um macarrão de entrada, vem super bem servido.

BALADINHAS

A balada de Barça é bem conhecida por ir até tarde, mas na real são 2 tipos: os bares que ficam abertos até às 2h e as danceterias/boates, que começam nesse horário (a galera chega pra dançar lá pelas duas da matina!). Nelas, a entrada custa uns 20 euros e cada bebida uns 10, uma facada… Uma boate conhecida é a CatWalk, mas a galera é meio “pimp”, chiquezinha.

- Bairro Gótico, Born e Ciutat Vella: tem vários botecos legais na região do Bairro Gótico, Ciutat Vella e Born. O barzinho O-visso é uma opção bacana. Na maioria dos botecos você não paga entrada, então é legal ir de bar em bar bebendo um chopp (‘caña’) em cada um (os espanhóis chamam isso de ‘ir de copas’ ou ‘salir de marcha’!), bem massa! Na Plaza Reyal (próxima a Las Ramblas) tem vários bares e restaurantes também, e algumas baladinhas que começam mais tarde e vão até de madruga. Opção é o que não falta!

Botequinhos de Barça, bem bacana pra ficar indo de bar em bar

- Alfa Bar - pra quem curte bares alternativos, tem uma opção bem legal na região de Gracia: o Alfa Bar. O boteco é tipicamente catalão, com poucos turistas, show de bola pra conhecer como são as baladinhas de lá mesmo (e não só turística…). Nesse bairro tem vários outros barzinhos legais, mas o bom é ir mais cedo, tipo 22h, porque todos fecham às 2h. E o povo expulsa mesmo a gente do bar! Ah, e é melhor sair no final de semana, de 2ª a 5ª as baladinhas são meio mortas…

Alfa Bar, baladinha catalã alternativa

O ruim é que quando fui pra  lá era liberado fumar nos bares da Espanha, e quase todos os espanhóis fumam… só de entrar no boteco você sai defumado… eca… A partir de jan/11 entrou em vigor a nova lei por lá tb – tomara que pegue! :)

 - Puerto Olimpic: não perca tempo indo nas baladas frees do Puerto Olimpic! São péssimas, só pra pegar turistas. A galera te caça na rua pra dar bebidas (umas falsas sangrias, parece uma catuaba falsificada), ruins pra caramba! Tem gente fazendo pole dance, nada a ver… uns velhos querendo pegar a mulherada e uma pirralhada bêbada… affe…
 —————
Tem tantas coisas legais pra se fazer em Barça! Veja aqui algumas ideias.
If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed! You can also follow me on Twitter here.

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers:

%d bloggers like this: