Guatemala City, a capital da Guatemala

A capital da Guatemala (Guate, como é carinhosamente chamada por quem é de lá) é uma cidade grande, com poucos prédios e regiões bem definidas.

Alguns bairros como a Zona 1 (Centro) são regiões pobres e até meio perigosas pra caminhar, é melhor não dar muita bobeira por ali. Já a Zona 10, também conhecida como Zona Viva, é super bacanuda, toda bonita e com restaurantes e lojas mais caros.

Você vê claramente também a diferença entre as pessoas que trabalham em cada setor – em geral as de traços mais indígenas trabalham com serviços e mão de obra mais simples…

rolê pelas ruas

rolê pelas ruas

 

COMO CHEGAR

Os terminais rodoviários da cidade não são como a maior parte da rodoviárias – são super pequenos porque cada terminal é de uma companhia só… Ficam na Zona 1 (centro, área mais perigosa), então é melhor pegar um táxi.

Da Zona 10 até ali dá uns 50 quetzales (12 reais), e da Zona 13 (perto do aeroporto, onde fica a maior parte dos hostels) até lá dá uns 60 Q (uns 15 reais).

Lembre-se de sempre combinar o preço com o taxista antes de entrar no táxi, lá não tem taxímetro. Pra ir da Zona 10 até o aeroporto, apesar de ser meio perto, é bem caro (custa 40Q parando um táxi na rua, pedindo por telefone custa 60!).

Andar de ônibus por lá é bem susse e baratinho, a passagem custa só 1Q (25 cents!), e para em qualquer lugar onde você chamar, não precisa ser no ponto. Os busões são bem bagacentos, mas dá pro gasto. ;)

Cervejinhas guatemaltecas

Cervejinhas guatemaltecas

 

ONDE FICAR

A maioria dos hostels fica na Zona 13, bem perto do aeroporto mas afastado do resto da cidade. Fiquei no Xamanek, um dos únicos da Zona 10 (Zona Viva) e achei bem legal. O quarto privado para duas pessoas com banheiro + café da manhã e wi-fi saiu por 35 dólares (17,5 U$ por cabeça).

Os quartos são bem espaçosos e o café bem gostoso, com direito a panquecas feitas na hora. E o melhor é a localização, bem no meio da Zona Viva, super fácil pra chegar nos restaurantes, bares, shoppings e pra dar um rolê pelas ruas. Fica na Calle 13, quase esquina com a 3ª Avenida.

 

COMES E BEBES

- San Martín: padaria e restaurante super gostoso, fica na Zona Viva (Calle 13). Tem várias opções de pães e doces pra levar (e um suco de laranja bem gostoso, fresquinho e barato!) ou um cardápio super variado pra comer lá mesmo, com sandubas, pizzas, sopas, opções para o café da manhã ou refeições, tudo de bom. E os preços são legais também – comemos uma pizza grande e bem gostosa + 2 litros de suco por 15 reais por cabeça.

A padoca é super bonitinha

A padoca é super bonitinha

- Restaurante uruguaio: não lembro o nome desse restaurante, mas fica na Av. Reforma, na Zona 10. É uma delícia, tem várias opções de carnes suculentas! Comi o Puyazo (com gordura) e o Lomito (carne vermelha, “de rés”), super gostosos e bem servidos. O preço não é super barato, mas tá numa boa média pra um almoço assim.

carninha de primeira no restaurante uruguaio

carninha de primeira no restaurante uruguaio

 

ROLÊ PELA CIDADE

A Zona 10, ou Zona Viva, é bem bacana pra dar um rolê. É uma região bonita, cheia de lojas, bares e restaurantes. Tem também uns shoppings por lá – e o bom é que a média de preços é bem melhor que no Brasil, compensa fazer umas comprinhas.

A Av. Reforma é uma rua bem legal pra caminhar também, que praticamente cruza a cidade (continuação da Av. 10). Ali é bem fácil pegar ônibus pra ir pros principais pontos da cidade.

O centro (Zona 1) é mais trash pra dar uma volta, meio perigoso, é melhor evitar.

Showzaço do Maná rolando em plena Guate!

Showzaço do Maná rolando em plena Guate!

————————-

 

Tá pensando em ir pra Guatemala? Lá tem muita coisa legal pra fazer. Antigua, a antiga capital, é lindíssima e toda cercada por vulcões. O Lago Atitlán é um espetáculo à parte. E Tikal é a Machu Picchu guatemalteca! Leia mais sobre as outras cidades aqui.

 

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed! You can also follow me on Twitter here.

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers:

%d bloggers like this: