Pra se virar em Havana

Havana é destino certo para quase todo mundo que vai pra Cuba. A cidade é super bacana e cheia de coisas interessantes, tanto no centro histórico como em outras regiões.

Aqui tem algumas dicas pra você se virar por lá: Transporte, Internet, Comes e Bebes e também bares e baladinhas pra você curtir.

O Malecon é um lugar bem legal pra ficar curtindo a vista

Ah, e se você ainda não leu, dá uma olhada nesse post aqui também, com infos sobre como chegar, visto, onde ficar, e este, com ideias de coisas legais pra se fazer por lá.

 

TRANSPORTE

Em Habana Vieja o ideal é caminhar, para conhecer com calma as ruas do centro histórico. Mas para ir para bairros mais afastados, não faltam opções por lá. Além dos táxis tradicionais (carros mais novos com o letreiro Táxi em cima – esses são os mais caros), você pode pegar um táxi coletivo (aqueles carros bem antigos, eles chamam de Máquina (esses cobram barato, em moeda nacional, e têm as rotas pré definidas, como se fossem ônibus), os bici táxis (coitado dos motoristas, não sei como eles aguentam o peso de 2 ou até 3 pessoas!) ou ainda os coco táxis (motos com uma cobertura arredondada, para até 2 pessoas).

Tem vários carros antigos que são táxis

Os bici táxis – haja perna pros motoristas!

Os Coco Táxis, bem diferentes

Você também pode pegar os ônibus (que eles chamam de Guagua), por 5 pesos ou menos. Os busões são bem fuleira, apertados e sempre lotados – normalmente compensa pegar uma máquina (táxi coletivo), que é bem barato também (de Centro Havana até o Vedado, por exemplo, custa 10 pesos – tipo 1 real).

 

INTERNET

 A internet em Cuba é uma fiasqueira. Se você não consegue passar uns dias desconectado, melhor escolher outro destino! Você até consegue usar a internet, mas é mega lerda – o acesso é discado! E ainda por cima é super cara – a mais barata custa 6 CUCs a hora, na maioria dos hotéis o preço é 10 CUCs/hora. Isso quando está disponível, tentei usar 3 vezes e não consegui…

Ruas de Havana

COMES E BEBES

- Restaurantes e Paladares: você encontra vários pela cidade, e os preços das refeições são praticamente os mesmos – a diferença é que os paladares são em casas de família e a comida é mais caseira. A média de preços é 5 CUCs por almoço ou janta (10 reais) e 3 pelo café da manhã. É claro que fuçando bem você acha alguns paladares baratos – comi em um em Centro Havana onde a refeição custava 1 CUC, e era deliciosa (fica na rua Aguila, entre Ânimas e Bernal, é um todo de tijolinho).

- Casas de Família: as famílias que alugam quarto normalmente também fazem refeições, pela mesma média de valores acima. Se a casa onde você estiver fizer, vale a pena aproveitar o café, e talvez também a janta!

- Cafeterias: várias famílias também transformam suas casas em pequenas lanchonetes – você pede pela janela das casas e come na rua. Essa é sem dúvida a opção mais barata – as pizzas individuas custam 5 ou 10 pesos (+- 1 real), os sandubas saem por 5 pesos e os refrescos ou sucos naturais custam 2 ou 3 pesos (tipo uns 20 cents…). Uma pechincha!

As cafeterias são assim, pequenas lanchonetes nas janelas das casas

E o melhor é que é tudo gostoso e baratinho, adoro!

Obs: tem um lugar que é tipo um “distribuidor” de refrescos, onde você pode encher a garrafinha por 2 pesos (20 cents!). Fica em Centro Habana, na rua Agromonte, entre o Capitolio e a Estação de Ferrocarriles.

- Frutas: por onde você anda vê pessoas vendendo frutas, seja nas ruas ou em pequenos mercados. Vale a pena comprar, uma banana custa 1 peso (10 cents de real), e eles têm uma boa variedade.

É bem fácil e barato comprar frutas por lá

- Bar Factoria Plaza Vieja: é um barzinho que fica em frente à Plaza Vieja, e que também é uma fábrica de cerveja. Rola música durante quase todo o dia, e os preços são bons (um bom sanduba sai por 2 CUCs, por exemplo.

- Pra se encachaçar: em Cuba o pessoal toma muito rum, tem várias marcas boas por lá. Pelo que perguntei pra galera, a melhor é a Havana Club – em geral o que o pessoal mais compra é o Añejo Especial, que é envelhecido alguns anos, e é uma delícia! Tem uma cota de garrafas que se pode trazer para o Brasil (no máximo 3). Lá também tem cervejas boas, as mais conhecidas são a Cristal e a Bucanero Fuerte.

Os vários tipos de Havana Club

 

BARES E BALADAS

- Casas de la Música: você encontra várias em toda Cuba, são casas onde toca música o dia todo. À noite a entrada é mais cara (às vezes 10 CUCs depois das 18h, e 15 CUCs depois das 22h!), toca uma boa salsa para dançar, e tem vários turistas por lá (dificilmente os cubanos vão nesses lugares tão caros). Uma boa Casa de la Música fica em Centro Havana, na Rua Galliano (Italia), entre Netuno e Virtudes.

- Cabarés: não é isso que você está pensando não! Os cabarés são casas noturnas/baladas frequentadas principalmente por cubanos, onde geralmente toca mais reggaeton que salsa. Fui em uma no Vedado, se chama La Gruta (5 CUCs pra entrar, com apresentações/shows de dançarinos e cantores).

- Bares: tem vários bares legais em Havana Vieja e no Vedado, que ficam abertos de dia também. Curti o Ruínas del Parque, na Calle Obispo (rua principal de Havana Vieja). Pra quem fica hospedado no Vedado, ir nos bares da região é uma mão na roda, não faltam opções por lá, na rua principal (Calle 23).

O barzinho Ruínas del Parque fica na principal rua de Habana Vieja

- Bodeguita del Medio: o bar é famoso e com filiais em vários países (Ernest Hemingway era cliente frequente e adorava os mojitos de lá). O Mojito é caro, custa 4 CUCs, mas você pode entrar só pra conhecer o bar e ver a galeria de fotos de famosos que já passaram por lá.

O famoso La Bodeguita del Medio, ótimo pra tomar um mojito e ouvir uma salsa

Obs: na Bodeguita de Playa del Carmen, no México, tinha super espaço pra dançar salsa, mas esse, que é o original, é basicamente um bar de mesa, só pra escutar…

- Andar à noite: é bem seguro andar pelas ruas de Havana, mesmo à noite. Dá pra sair sozinha, susse – a única coisa é que você leva uma cantada em cada esquina… rs…

Mochileira na janela

————————-

Pra saber mais sobre Havana (como chegar, onde ficar, visto), dá uma olhada aqui.

E pra ver coisas legais pra se fazer por lá, veja aqui.

 

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed! You can also follow me on Twitter here.

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers:

%d bloggers like this: